Universidade Federal do Para  
   Institucional » Linhas de Pesquisa

 

LINHAS DE PESQUISA
Políticas Públicas Educacionais

Contempla estudos sobre as ações do Estado e da sociedade voltadas para a educação, especialmente os pressupostos que fundamentam as políticas públicas educacionais em suas fontes autorais, diretrizes, estratégias organizacionais, financiamento e políticas de gestão educacional destinadas aos diferentes níveis e modalidades do sistema educacional; as políticas das reformas educativas enquanto formas de organização e regulação social e investigações sobre práticas da sociedade civil e dos movimentos sociais relacionados à educação.

  Docentes
Campos Temáticos de Pesquisa
Titulação
Gilmar Pereira da Silva
Trabalho, Educação e Desenvolvimento Regional; Políticas de Educação Profissional; Educação e Movimentos Sociais.
Doutor em Educação – UFRN/2005
José Bittencourt da Silva
Preferencialmente, desenvolve pesquisas junto a populações tradicionais da Amazônia. Aborda temáticas concernentes a políticas públicas voltadas à educação, desenvolvimento, saberes e sustentabilidade socioambiental.
Doutor em Ciências Ambientais. Núcleo de Altos Estudos Amazônicos. UFPA, Brasil,2007.
Marilena Loureiro da Silva
Políticas Educacionais; Políticas de educação Ambiental; Educação e Sustentabilidade Ambiental.
Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico úmido – UFPA/2005
Ney Cristina Monteiro de Oliveira
Poder Local e educação; Políticas Públicas Educacionais; Políticas Municipais de Educação.
Doutora em Educação: Currículo – PUC-SP/2000
Olgaíses Cabral Maués
Políticas de educação superior; Políticas de Formação de Professor; Políticas de Trabalho Docente; Políticas de Avaliação Institucional;
Doutora em Educação – Université dês Sciences et Tecnologies de Lille – Françe/1994
Ronaldo Marcos de Lima Araújo
Trabalho e Educação; políticas de educação profissional; educação, trabalho e direitos humanos
Doutor em Educação – UFMG/2001
Rosana Maria Oliveira Gemaque
Políticas Educacionais; Financiamento da Educação; Descentralização e Municipalização do ensino.
Doutora em Educação – USP/2004
Terezinha Fátima A. Monteiro dos Santos
Políticas Educacionais; Gestão, Planejamento e Avaliação da Educação; Estado, políticas educacionais e controle social; Políticas de Educação Ambiental.
Doutora em Educação – UNIMEP/ 1999
Vera Lúcia Jacob Chaves
Políticas Educacionais; Reforma do Estado e da Educação; Política da Educação Superior; Trabalho e educação; Trabalho docente no ensino Superior; Políticas de Avaliação Educacional; Financiamento da Educação Superior; Políticas de Ciências, Tecnologia e Inovação
Doutora em Educação – UFMG/2005

 

EDUCAÇÃO: Currículo, Epistemologia e História

Concentra as atividades acadêmico-científicas nos estudos e pesquisas que versem sobre teorias e políticas curriculares em seus nexos com os processos de escolarização e subjetivação; inspeciona questões filosóficas pertinentes ao campo da educação e do currículo nas relações com a formação e trabalho docente, bem como as práticas educativas que engendram; problematizam-se os processos de produção do conhecimento histórico e historiográfico com ênfase nas instituições, saberes, diversidade cultural e práticas que constituíram os sujeitos da educação no Brasil e na Amazônia.  

Docentes
Campos Temáticos de Pesquisa
Titulação
Cezar Luís Seibt
Tem experiência na área de Filosofia e Educação, com ênfase em Antropologia, Conhecimento, Linguagem e Fenomenologia Hermenêutica.
Doutor em Filosofia (Conhecimento e Linguagem) pela PUCRS com estágio na Albert-Ludwigs Universität de Freiburg, Alemanha (2009).
Flávia Cristina Silveira Lemos
Crianças e adolescentes, conselheiros tutelares, violência, práticas de normalização e direitos humanos.
Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007)
Genylton Odilon Rego da Rocha
Políticas Curriculares; História do Currículo e das disciplinas escolares; Políticas de Inclusão Educacional; Formação de professores.
Doutor em Geografia – USP/2001
Gilcilene Dias da Costa
Desenvolve estudos e pesquisas visando articular as Filosofias da Diferença de Friedrich Nietzsche e Gilles Deleuze ao campo da Educação e da Linguagem.
Doutora em Educação pela
Universidade Federal do Rio Grande do Sul, UFRGS, Brasil,2008.
Josenilda Maria Maués da Silva
Currículo, formação de professores, produção de subjetividades em suas relações com a linguagem e a cultura; Memórias e narrativas autobiográficas. Perspectivas pós-críticas para o currículo e a formação de professores.
Doutora em Educação: Currículo – PUC-SP/ 1998
Luiza Nakayama
Linhas de pesquisa: 1) plâncton (fitoplâncton, zooplâncton, perifiton e ictioplâncton) e peixes ornamentais; 2) educação em ciências e 3) educação ambiental.
Doutora em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Pará, Brasil 1995
Paulo Sérgio de Almeida Corrêa
História e Historiografia da Educação e das Instituições Educativas; Estado e organização das instituições escolares; reforma curricular; historiografia da formação de professores e de pesquisadores; currículo e política de pós-graduação.
Doutor em Educação: Currículo – PUC-SP/2000
Wagner Wey Moreira
Currículo; formação de professores e produção do conhecimento na área de educação física; o fenômeno corporeidade e as propostas em pedagogia do movimento
Doutor em Educação – UNICAMP/1990
Wilma de Nazaré Baía Coelho
Formação de Professores; Relações étnico-raciais e educação; História da educação; Diversidade Cultural; Identidade e Educação; Educação e Preconceito Racial; Representações Sociais.
Doutora em Educação – UFRN/2005
Regina Maria Rovigati Simões
Currículo; formação de professores e produção do conhecimento na área de educação física; o fenômeno corporeidade e as propostas em pedagogia do movimento
Doutora em Educação Física – UNICAMP/1998

 

Educação, Cultura e Sociedade

Compreende estudos e investigações que problematizam a Educação em meio à formação do sujeito, à cultura e às condições históricas das sociedades. Entende os processos educativos em articulação com as demandas da sociedade, movimentos sociais, ações no campo da mobilização política e práticas de reivindicação por educação e inclusão social. Trata a educação na sua historicidade e a escola, em particular, com seus currículos e práticas pedagógicas, com base nas representações e ações coletivas dos sujeitos. Destaca, em específico, os processos históricos de escolarização e atendimento à criança, jovens e adultos da Amazônia, assim como projetos e programas oficiais de educação analisados a partir dos sujeitos neles envolvidos. Pesquisas vinculadas a esta linha têm privilegiado estudos sobre: história da infância e juventude na Amazônia; educação do campo; educação freiriana; movimentos sociais e educação; estudos culturais e educação; gênero, sexualidade e docência; história social e cultural do pensamento educacional, especialmente o produzido na América Latina; modernidade, direito e educação. 

Docentes
Campos Temáticos de Pesquisa
Titulação
Ivany Nascimento Pinto
Representações Sociais, Psicanálise, Cultura, Juventude Urbana e do Campo, Inclusão, Identidade, Afetividade, Sexualidade, Avaliação dos Cursos e Programas de Formação continuada, Formação Docente.
Doutora em Psicologia da Educação – PUC-SP/2002
Laura Maria Silva Araújo Alves
Psicologia da Educação; Imaginário Infantil, Cultura e Infância, Infância na Amazônia; Literatura infantil, Práticas de Leiturização.
Doutora em Psicologia da Educação – PUC-SP/2003
Salomão Antonio Mufarrej Hage
Políticas Curriculares; realidade sócio-educacional do campo na Amazonia.
Doutor em Educação: Currículo – PUC-SP/2000
Sônia Maria da Silva Araújo
Cultura e educação; Identidade e educação; Práticas de escolarização realizadas em espaços específicos do território brasileiro; Dimensão pedagógica de práticas
culturais populares; Práticas Discursivas sobre Educação.
Doutora em Educação – USP/2002